fbpx

BLOG

A importância da gestão de projetos na construção civil

Atualmente é inegável o aumento no setor de construção civil no Brasil, o número de construtoras novatas vem crescendo exponencialmente. Entretanto, muitas destas acabam não se consolidando no mercado competitivo e não chegam a apresentar um incômodo as grandes construtoras, tudo isto deve-se a um fator, uma gestão de projetos.

Algumas construtoras desconhecem (ou ignoram) a importância de uma gestão de projetos. Em contrapartida as boas construtoras, tais como a Saimel, sabem de sua real importância. É bastante comum observar, em pequenas construtoras, tal função sendo atribuída totalmente ao engenheiro responsável, e, por mais que ele possa desempenhar tal função de maneira perfeita, o ideal mesmo seria a contratação de um profissional especializado, as vezes até mais de um.

A gestão de projetos na construção civil possui alguns pontos de extrema importância, sendo necessário o conhecimento prévio de gestores da área. O gestor será responsável por tais definições:

  • Prazo da obra;
  • Índices de produtividade;
  • Equipe disponível ou necessária;
  • Quantitativo de serviços.

Prazo da obra

A gestão relativa ao prazo da obra é relacionada a criação do cronograma da obra. Por mais que pareça uma tarefa simples e de fácil execução, é uma das mais importantes do gestor.

É necessário que o gestor tenha total conhecimento do que está realizando, traçando assim um cronograma que envolva todos os serviços da obra, o tempo médio esperado para cada atividade, qual atividade é dependente de outra (ou seja, aquela atividade que não pode começar até o término da atividade anterior) e que trace o caminho crítico da obra.

É somente com base na elaboração de um cronograma eficaz que será possível realizar a estimativa da data de término da obra. E, haja quaisquer tipos de imprevistos na obra (tais quais atraso na entrega de materiais, entre outros), com o cronograma em mãos o gestor poderá avaliar o tamanho do impacto que tais imprevistos irá causar. Por vezes é comum que se separe um determinado prazo para se precaver contra eventuais imprevistos.

Atualmente uma das ferramentas disponíveis para a criação eficaz, e extremamente detalhista, de um cronograma de obra é o MS Project.

Índices de produtividade

O índice de produtividade corresponde a unidade de medição “homens-hora”, ou seja, é o quanto um determinado trabalhador rende em uma hora de serviço. A obtenção de tal medição pode ser feita através de uma base de dados previamente coletados pela construtora referente a sua equipe de trabalhadores, ou, caso a construtora não disponha de tais dados, eles podem ser encontrados via internet de uma maneira mais geral.

A obtenção, e posterior criação, de tais dados é importante para o gestor da obra, pois, somente assim ele poderá ter uma noção do prazo da obra quando estiver realizando o cronograma. Sabendo o tempo que um trabalhador gasta em determinada atividade, o gestor poderá se programar e definir o número ideal de trabalhadores para aquela atividade em questão de maneira a terminá-la no tempo requerido.

Equipe disponível ou necessária

Com o cronograma em mãos, e já ciente do índice de produtividade de seus trabalhadores, o gestor terá a função de alocar recursos em determinadas atividades sempre que julgar necessário.

Um exemplo claro disso seria para, caso uma determinada atividade esteja com seu prazo adiantado, e uma outra atividade esteja atrasada, o gestor poderá alocar trabalhadores da atividade adiantada para a atrasada, de maneira a equilibrar o cronograma. Quantos trabalhadores serão alocados fica a encargo do gestor e da necessidade da obra, porém é necessário que o gestor tenha em mente que, nem sempre a maior quantidade está relacionado com o menor tempo, 10 pessoas pintando uma parede podem gastar o mesmo tempo que 11 pessoas, e nesse será terá desperdício recurso.

Também é função do gestor a contratação (ou terceirização) de novas equipes caso se mostre necessário ao decorrer da obra.

Quantitativo de serviços

O quantitativo de serviços refere-se a quanto seria investido na obra mediante a mão de obra, materiais e outros detalhes. Essa operação permite que você tenha sempre o controle do que será gasto durante todo o processo de construção.  De uma forma geral, para que o gestor faça um levantamento bem executado, é necessário levar em consideração quais os tipos de materiais que serão utilizados, quais os equipamentos e as máquinas farão parte dos serviços, qual será a quantidade de funcionários trabalhando, além também de saber quais serão os custos indiretos, tais como os gastos com luz, água, despesas com alimentação, entre outros.

Todos estes dados devem fazer parte do cronograma financeiro da obra, o que é facilmente ajeitado utilizando-se o MS Project, para que o gestor possa avaliar caso haja a necessidade de realizar contratação de novas equipes, adquirir novos equipamentos ou realizar a compra de mais materiais.

Caso o cronograma financeiro durante a obra esteja adequado com o planejamento, é sinal de que a projeção foi feita de maneira adequada. Do contrário, o gestor deverá tomar ações rapidamente ou poderá acabar sofrendo prejuízos financeiros com a construção.

Exemplificando

A gestão de projetos é de extrema importância na construção civil, seja através de um profissional capacitado ou de algum outro profissional que possua noção do que está realizando. Apesar de um engenheiro, ou por vezes um outro profissional, serem capazes de efetuar todas as funções apresentadas anteriormente, a contratação de um profissional capacitado ainda sim é o diferencial entre uma construtora de pequeno e grande porte.

Caso você seja dono de uma construtora que já possua tal profissional, ou até mesmo um plano de gestão parecido com o citado acima, ótimo, do contrário repense a contratação deste profissional. Pois trata-se de todo seu negócio e investimento em jogo, e para tal deve-se sempre optar por profissionais qualificados, você logo sentirá a diferença.

Caso você seja um cliente em busca de uma construtora, procure saber se a construtora possui uma gestão de projetos, ou se ela possui um profissional qualificado para tal. Desconfie sempre de uma construtora que faça tudo na “base do imprevisto”, sem ter um projeto prévio devidamente detalhado.

Categories: Gestão de projetos
Share:

Leave a comment