fbpx

BLOG

O uso do vidro na construção civil

Quando falamos sobre o uso do vidro na construção civil, talvez o primeiro pensamento que possa vir a um leigo no assunto é que o vidro é apenas de caráter estético, mas não é bem assim. Por se tratar de um material sustentável, estético, versátil, impermeável e que pode vir a trazer o benefício de uma iluminação natural, é cada vez mais comum avistar construções com fachadas de vidro.

Entretanto, não basta apenas comprar um vidro qualquer e instalá-lo para uma determinada função em uma residência. É necessário que a utilização do vidro na construção seja feita por um especialista, ou através de uma construtora capacitada, tal qual a Saimel, que siga a risca as especificações da NBR 7199 (a norma que prevê a correta utilização do vidro na construção civil). Para cada tipo e aplicação há um tipo específico de vidro e cuidados que devem ser tomados, a instalação ou utilização do vidro errado pode causar problemas gravíssimos, como veremos mais a frente.

Abaixo estão listados os tipos de vidro existentes e suas respectivas aplicações na construção civil.

Vidro Float

Este é o vidro mais comumente utilizado na construção civil, e serve de base para a produção dos demais vidros. Por possuir um caráter transparente, resistente e de fácil manuseio, sua utilização mais comum é em módulos fixos de vidro e janelas, mas também pode ser utilizado em divisórias, prateleiras, bancadas, vãos de alvenaria (interno e externo), entre outras aplicações.

Vidro Temperado

Fabricado a partir do vidro comum, o grande diferencial o vidro temperado é sua alta resistência a impactos. Tal resistência é maior no centro do vidro e mais fraca em suas extremidades, sendo assim é aconselhável que se tenha um cuidado extra com suas pontas. O uso mais comum para este tipo de vidro é em divisórias, vitrines, guarda corpos, mesas e bancadas.

O vidro temperado é bastante utilizado como guarda corpos

Vidro Laminado

Por ser fabricado através da junção de duas lâminas, o vidro laminado apresenta uma resistência maior ainda que a do vidro temperado. A junção destas lâminas é feita com a película incolor de PVB (Polivinil Butiral), este película possui uma maior resistência a estilhaçar caso o vidro venha a ser quebrado, aumentando assim a segurança para todos ao redor. Este vidro é comumente utilizado em escadas, pisos e coberturas, entretanto, ele apresenta um valor mais elevado quando comparado aos anteriores.

Vidro laminado sendo utilizado em escadas

Vidro Jateado

O vidro jateado consiste em um vidro texturizado ou com desenhos, criados a partir da aplicação de jatos areia ou de pós abrasivos a peça, com o objetivo de desenhar o contorno desejado “dentro” do vidro. Antigamente a fabricação de um vidro jateado era feita de maneira artesanal, através de um profissional qualificado, entretanto, atualmente existem máquinas que realizam este tipo de efeito em um vidro jateado. Por ser utilizado principalmente como caráter estético, são inúmeras as aplicações do vidro jateado, no entanto ele é mais encontrado em divisórias, janelas, box de chuveiro e portas de vidro.

e

Porta em vidro jateado

Vidro Serigrafado

Costuma ser uma opção mais em conta comparado ao vidro jateado. O vidro serigrafado é um vidro temperado com uma tinta aplicada em uma de suas faces, prevalecendo assim a privacidade dos ambientes. Este tipo de vidro está disponível em diversas cores, e permite inclusive que sejam criados desenhos e texturas diferentes. Sua aplicação mais comum é em divisórias para chuveiros.

Vidro serigrafado sendo utilizado em divisórias para banheiros

Vidro Insulado

Consiste num sistema em que um perfil de alumínio separa duas chapas de vidro. Podendo ser feito com a união de diferentes vidros e em diferentes espessuras, a utilização do vidro insulado, e de quais vidros irão compô-lo, depende exclusivamente do profissional encarregado da obra, tendo em vista que ele apresenta um custo elevado. Entre as vantagens apresentadas por este tipo de vidro estão o isolamento acústico e térmico, durabilidade elevada, e um alto aproveitamento de luminosidade e calor. Sua utilização é comumente encontrada em janelas, portas, fechamento de vãos, clínicas, hospitais, entre outras.

Janela de vidro insulado

Vidro Refletivo

Este é o tipo de vidro utilizado na fachada da maioria dos edifícios, isto devido ao fato de que ele pode reduzir em até 80% a passagem de calor. Ele também dá a falsa sensação de que se trata de um vidro espelhado, mas não chega a ser espelhado. Dependendo do local de instalação deste tipo de vidro, com relação a incidência de raios solares, é necessário a opinião de um profissional qualificado para observar qual o tipo ideal de vidro para aquele determinado local.

Vidro reflexivo na fachada

Cuidado!

Com relação a utilização de vidro refletivo em fachadas de prédios, é necessário um cuidado extra. Em 2013, o edifício “wakie talkie”, em Londres, ganhou popularidade devido ao fato de, seu formato concavo, juntamente com a utilização de vidros refletivos,  refletirem a luz solar com tamanha intensidade que chegava a derreter a lataria de carros estacionados próximos a ele, e até mesmo provocou o incêndio em uma barbearia.

Para que acidentes deste tipo não voltem a ocorrer é necessário atenção redobrada por parte dos profissionais envolvidos no projeto.

O edifício “wakie talkie” que chegava até mesmo a derreter carros com seu reflexo

Vidro Curvo

Devido ao fato de sua fabricação demandar a utilização de um forno especial, o vidro curvo torna-se o mais caro entre todos. Por se tratar de um vidro bastante maleável, e fabricado de acordo com as dimensões necessárias, há inúmeras aplicações para o vidro curvo, cada uma para uma necessidade específica.

Uma das diversas aplicações do vidro curvo

Demais vidros

Há ainda diversos outros tipos de vidros que podem ser utilizados na construção civil (o blindado, foto-energético, plumbífero, low-e, etc), sendo que cada um deles depende exclusivamente de sua utilização e do orçamento disponível para o empreendimento. É por este motivo que a contratação de uma construtora capacitada, que conseguirá definir o tipo de vidro ideal para cada tipo de construção, torna-se um fator de extrema importância.

Categories: Dicas
Share:

Leave a comment