As 15 etapas de uma reforma
Sempre que o assunto é uma reforma de qualquer tipo, principalmente em apartamentos, existem algumas etapas a serem cumpridas e cuidados a serem tomados. Abaixo estão listados todas estas etapas, desde o planejamento inicial até a entrega da obra pronta, e seus respectivos cuidados, que devem ser seguidas sempre que o assunto for reforma.
Contratação de profissionais
É necessário que antes de mais nada você analise quais os tipos de mudanças serão feitas em sua residência. Se forem serviços simples do tipo pintura ou a troca de alguns revestimentos, é possível que você mesmo faça. Entretanto, conforme mais elaborada a reforma, e principalmente caso atinja a parte estrutural do imóvel, torna-se necessário a contratação de um profissional qualificado, tal como um Engenheiro, um Arquiteto ou até mesmo uma Empreiteira. Tome bastante cuidado para não contratar um profissional que não seja qualificado para o trabalho e acabar gastando mais do que o necessário.
Planejamento
Após ter em mente qual o tipo de reforma será feito, é hora de começar a planejá-la. Toda alteração na planta do imóvel deve ser revista juntamente com os profissionais contratados, e não apenas engenheiros e arquitetos, mas também com pedreiros, eletricistas, pintores e marceneiros. É ideal que toda a reforma fique perfeitamente clara não apenas para você, mas para todos os demais envolvidos na reforma.
Um outro detalhe importante na hora do planejamento é definir os horários diários com a equipe. Esta definição é importante de maneira a não incomodar vizinhos, e nem quebrar regras do condomínio, evitando assim complicações futuras para a obra.
Proteção
Se tratando de reformas residenciais sempre há o risco de quebras de materiais, e até mesmo a poeira e a sujeira torna-se um risco. É pensando justamente nisto que há a necessidade de se fazer a proteção de móveis, vidros, janelas e demais materiais existentes no local.
Jornais, papelões, plástico bolha e lona são as opções mais comuns para proteções. Uma outra alternativa também é a retirada de móveis e objetos do local, armazenando-os em outros locais até o término da obra.
Demolição
Nesta parte é necessário o envolvimento direto de profissionais capacitados, pois somente eles poderão verificar corretamente a estrutura do imóvel. Tal verificação é extremamente necessária pois, caso seja necessário demolir uma determinada parede, é necessário verificar se esta parede não se trata de uma viga, pilar, ou se faz parte da laje/fundação do edifício pois, neste caso, não se pode em hipótese alguma remover esta parede. Além disto poder gerar multas para o proprietário do imóvel, pode também a danificar seriamente a estrutura de todo o prédio.
Uma outra dica importante também é, caso a reforma seja em um apartamento, não acumule todo o entulho em um único ponto. O ideal é espalhar os sacos com os entulhos em diversos pontos dentro do apartamento, evitando assim que a estrutura do prédio seja comprometida.
Descarte
O que fazer com o entulho de obra também é algo que requer planejamento, não se pode simplesmente descartá-lo como lixo comum ou deixá-lo em calçadas ou terrenos vazios, tal prática é punível de multa. Por isto a contratação de caçambas torna-se necessário, principalmente as que possuam autorização para descarte em local apropriado.
Reconstrução
Caso o projeto preveja a criação de novas paredes ou estruturas, a reconstrução é a próxima etapa. Esta é a etapa que exige o planejamento das mudanças efetuadas. É mais comumente a utilização de paredes de alvenaria convencional ou com drywall, esta escolha será especificada em projeto pelo arquiteto.
Instalações prediais e o ar condicionado
Em toda reforma há a demanda de novos pontos de instalação elétrica, novas tomadas a serem instaladas e aparelhos eletrônicos que possam vir a mudar de posição necessitando assim de uma corrente elétrica maior. Para isto será necessário o auxílio de um eletricista. Caso vá se realizar a instalação de um ar condicionado, há a necessidade de um planejamento, entre o eletricista e o técnico da empresa de automação, especialmente para ele. É nesta etapa da reforma que será preparada a infraestrutura para um ar condicionado juntamente com a instalação dos dutos. Já para mudanças de ponto de água, instalação de chuveiros ou torneiras, será necessário o auxílio de um encanador.
É importante ter em mente que tanto o encanador quanto o eletricista irão rasgar toda a parede enquanto realizam seus serviços, por este motivo é importante que esta etapa seja feita aqui, antes do acabamento, evitando assim o retrabalho.
Gesso
Esta etapa é uma das mais demoradas e uma das que traz mais sujeira para o imóvel, porém, é ela quem começa a delinear o novo visual do local. É necessário que para se chegar a esta etapa já tenha sido feita toda a infra da etapa anterior, e também que já tenham sido marcados os pontos de iluminação. É o gesseiro o profissional responsável por fazer as tabicas, as sancas e o cortineiro.
Amaciamento de paredes e portas
Caso não seja dada a devida atenção, poderá ocorrer imperfeições nas paredes que serão visivelmente percebidas através do reflexo da luz das luminárias. O amaciamento para as paredes consiste na aplicação de massa corrida sendo feito posteriormente o lixamento. Com relação as portas, elas são lixadas, amaciadas e repintadas para um melhor aspecto final.
As bancadas
Antes do acabamento e do revestimento, é aconselhável a instalação de bancadas, cubas e pias. Isso pelo fato de as pedras pesadas já ficarem chumbadas ao serem instaladas, o que traz mais segurança as obras.
Pintura e Revestimento
Caso seja necessário, além da pintura, instalação de pisos e azulejos, é aconselhável que a primeira mão de tinta venha antes da colocação das peças, evitando assim que o piso seja manchado. E apenas depois de todas as etapas que ocasionam sujeira vêm a instalação de pisos e azulejos, somente assim evita-se sujar ou manchar a cerâmica ou o porcelanato. Antes de ser colocado o revestimento é necessário uma atenção redobrada com o nivelamento do piso de modo que possa ser evitado problemas de desníveis.
Luminárias
Com a finalização das demais etapas é possível iniciar a instalação das luminárias de acordo com o projeto. Atualmente existem diversas escolhas no mercado de luminárias para os mais diversos gostos e com a possibilidade de regular a intensidade da iluminação. Nesta etapa também ocorre a instalação de tomadas e interruptores.
Marcenaria e Planejados
Esta é a etapa final da reforma, onde é feita a instalação dos armários planejados. É necessário a contratação de profissionais para esta etapa de maneira que os responsáveis pela instalação tomem bastante cuidado para não acabarem por sujar ou riscar pisos e paredes.
A Limpeza Pós-Obra
A limpeza pós-obra também faz parte das etapas de construção. Tirar massa-corrida, rejunte, respingos de tinta, limpar e aspirar o quadro de luz e os trilhos de portas e janelas, tudo isto faz parte de uma limpeza específica durante a limpeza pós-obra. Algumas empreiteiras realizam tal limpeza para você, há também a possibilidade de contratar profissionais específicos para isto ou então você mesmo botar a mão na massa e realizar tal limpeza.
Entrega da obra
Ao iniciar uma reforma, é normal que a chave de seu apartamento seja entregue a uma empreiteira e que essa mesma chave passe pela mão de vários profissionais. Para a sua segurança, é aconselhável que, ao receber de volta a chave, e tendo sido finalizadas todas as etapas da reforma, que seja feita a troca da fechadura do apartamento.