fbpx

BLOG

É possível ter rapidez e qualidade em uma obra?

É pensamento comum achar que qualidade e rapidez são antônimos , que um determinado serviço não pode ser de qualidade e rápido ao mesmo tempo. A realidade não é bem essa quando se trata do ramo da construção, para quem acompanha as notícias talvez se lembre da cratera no meio da rua no Japão, a qual foi devidamente consertada em um prazo de apenas 48 horas. Tal nível ainda não está ao alcance do Brasil, mas mesmo assim ainda é possível obter qualidade e rapidez em uma obra por aqui.

Em primeiro lugar é preciso ter em mente que rapidez quando se trata de construção civil é algo subjetivo. Uma construção de um prédio de 10 andares irá demandar um maior tempo do que a de um prédio de 4 andares. Mas isso não quer dizer necessariamente que toda construtora que constrói prédios de 10 andares gasta a mesma quantidade de tempo, ou que realiza sua construção com o mesmo tipo de qualidade.

E o que então define o prazo e a qualidade de uma construtora? Uma boa gestão de qualidade e gerenciamento de obra por parte da construtora.

Gestão de Qualidade Gerenciamento de Obra

“Gestão de Qualidade e Gerenciamento de Obra” de uma construtora pode ser definido como uma sequência lógica entre as diversas etapas ou fases de execução de um empreendimento, definindo o que, quando e como fazer. Diversas construtoras possuem um profissional especifico para cuidar da gestão de projetos de uma obra, tal profissional é conhecido como Gestor de Projetos.

Atualmente o Gestor de Projetos é uma profissão quem vem crescendo no mercado, e que torna-se necessária na grande maioria das empresas. Com a era da tecnologia já existem diversas ferramentas eletrônicas e softwares que auxiliam nesse tipo de trabalho, sendo o MSProject o mais conhecido. Dentre as funções de um Gestor de Projetos de uma construtora estão:

  • Cronograma da obra

O Gestor de Projetos é responsável por desenvolver e acompanhar o cronograma da obra. Tal cronograma deve indicar todo o caminho a ser percorrido até a finalização da obra, indicando todas as atividades da construção e suas respectivas durações, apontar as atividades sequenciais e as não sequenciais e traçar o caminho critico do projeto.

A importância de se traçar um cronograma bem detalhado influencia diretamente na qualidade e duração de uma obra. Pois, mesmo que determinada atividade venha a atrasar, é possível alocar a equipe que trabalharia nesta atividade para realizar uma outra, evitando assim uma perda de tempo desnecessária.

  • Índices de produtividade

O Índice de Produtividade está diretamente relacionado a um termo que na gestão de projetos é chamado de “Hora-Homem”. A Hora-Homem é uma unidade de medida que correlaciona quanto tempo um funcionário gastaria em uma determinada atividade.

Com tal unidade de tempo em mãos é possível se ter uma noção do tempo gasto em cada setor da obra, e alocar mais recursos/pessoas para uma determinada atividade que necessite ser finalizada mais rapidamente.

Tal unidade de medida pode ser adquirida fazendo-se uma média de valores encontrados na internet ou dentro de um bando de dados fornecidos pela própria empresa. Caso a empresa já tenha várias obras finalizadas é mais fácil realizar uma média baseada em sua equipe e conseguir uma estimativa do valor Hora-Homem para uma atividade em especifico.

  • Equipes disponíveis ou necessárias

Uma outra função do Gestor de Projetos é ter controle total sobre todas as equipes da obra, saber onde cada equipe está alocada e o que cada funcionário está fazendo em um determinado dia.

Ao consultar o cronograma da obra e supondo que o Gestor de Projetos constate que determinada atividade está bastante adiantada, e que não há a necessidade corrente dele acomodar tantos funcionários para aquela atividade em especifico. Sendo assim, o Gestor poderia alocar uma certa quantidade de funcionários para outras tarefas, afim de adiantar também aquelas tarefas. E o oposto também é necessário, pois, caso uma atividade encontre-se abaixo do índice de produtividade necessário e vá ocasionar atrasos, o Gestor poderá alocar mais funcionários, ou até mesmo contratar mais funcionários, afim de finalizar tal atividade.

Entretanto é bom sempre se ter em mente que nem sempre ter mais funcionários significa terminar uma atividade mais rapidamente. Um canteiro de obras com mil funcionários poderá gastar o mesmo tempo que um com cem, é função do Gestor encontrar tal equilíbrio para que a construtora não acabe gastando mais do que o necessário.

  • Antecipação ao problema

A função mais importante de um Gestor de Projetos é a antecipação ao problema. Imprevistos acontecem, o importante é já estar preparado para eles e saber como contorná-los. Uma entrega de material que atrase não precisa necessariamente atrasar toda a obra caso o Gestor já tenha se preparado para esse imprevisto e aloque sua equipe em outra função ao invés de simplesmente deixá-la parada.

Alguns imprevistos são tão inimagináveis que torna-se difícil antecipá-los, é nesses momentos que a tomada de decisões de um Gestor de Projetos vem a prova.

É possível ter rapidez e qualidade em uma obra!

Qualidade e rapidez em uma obra não são antônimos. Entretanto, em muitos casos eles não andam de mãos dadas, por mais que todas as construtoras possam lhe garantir uma obra rápida e de qualidade, a realidade não é bem assim. São poucas as que realmente conseguem cumprir com isso, mas elas existem.

Uma construtora, assim como a Saimel, que possua todos os quesitos acima e entregue seus projetos com rapidez e qualidade não é coisa de outro mundo, ela existe. Torna-se somente trabalho do cliente pesquisar sobre o histórico da construtora com que ele está fechando contrato, somente sabendo como é a Gestão de Projetos dessa construtora (caso exista) ele vai estar preparado para eventuais surpresas que possam vir a acontecer ao decorrer da obra.

Categories: Gestão de projetos
Share:

Leave a comment