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A importância dos prazos na construção civil

Prazos

Atualmente há um certo consenso entre todos sobre a importância dos prazos na construção civil. A importância de delimitar e seguir a risca um determinado prazo, principalmente ao se tratar de um serviço. Nenhum cliente gosta de pagar por um serviço e ele não acontecer no prazo apresentado.

Na construção civil isso não é diferente, muito pelo contrário. Os prazos na construção civil podem acabar se transformando em um caso de processo e levar uma construtora até a falência. As consequências do não cumprimento de um prazo diferem para a construtora e para o cliente, seja ele uma pessoa física ou jurídica.

No artigo abaixo estão listadas as consequências diretas ocasionadas tanto para o cliente quanto para a construtora pelo não cumprimento de um determinado prazo.

A importância dos prazos para o cliente

Imagine você, como um cliente, acaba de comprar seu primeiro imóvel na planta. O preço foi um verdadeiro achado, dentro do seu orçamento, e após várias conversas com a construtora ela te dá um prazo até a entrega de seu imóvel. Você então começa a organizar toda sua vida, tanto na parte financeira quanto emocional, com base neste prazo, pronto para se mudar para seu imóvel.

Porém, com o decorrer da construção vão surgindo inúmeros imprevistos, os quais fazem com que o tão esperado prazo seja apenas prorrogado cada vez mais. A construtora muitas vezes nem ao menos se dá ao trabalho de lhe explicar o porque de tais imprevistos, ela apenas vai te dando prazo atrás de prazo. Cada um mais longo que o anterior.

Este tipo de atraso apenas faz com que você como cliente se sinta lesado, acabe prorrogando muito mais do que o esperado a obtenção de seu imóvel e acabe até mesmo tendo mais gastos do que o previsto para se manter no seu imóvel atual.

Entretanto, atualmente o cliente não sai mais perdendo financeiramente com este tipo de atraso da construtora. O Projeto de Lei 3019/2008 rege em favor ao cliente, para que o mesmo não saia lesado com o atraso da construtora.  O projeto, que já encontra-se em vigor, dita que: “Estabelece o pagamento de aluguel mensal ao adquirente ou compromissário, pela construtora, no caso de atraso na entrega da obra”. Esta é uma maneira do cliente não sair com prejuízos mediante ao atraso da construtora, entretanto, a dor de cabeça causada ao cliente por um atraso ainda não pode ser evitada.

E os problemas mediante ao atraso de uma obra não é exclusivo apenas em obras residenciais, pode acontecer em qualquer área da construção civil. Uma empresa que tenha uma determinada construção atrasada pode perder bastante com isso, sendo que a perda pode ser financeira ou até mesmo levar a determinada obra perder totalmente sua função, como os estádios de futebol para a Copa do Mundo no Brasil que não foram finalizados a tempo.

Nós da Saimel prezamos mais do que tudo pelo cumprimento dos prazos, não atoa realizamos obras diretamente para a Coca Cola e inclusive a construção do Estoque Olímpico para os Jogos Olímpicos do Rio.

A importância dos prazos para a construtora

Independente do atraso na entrega de material, independente do baixo desempenho dos trabalhadores, independente de quaisquer que sejam os imprevistos que surgirem, quando uma construtora atrasa com relação aos seus prazos ela perde credibilidade no mercado da construção civil.

Mesmo que uma construtora seja obrigada perante a lei a pagar ao cliente pelo não cumprimento de um prazo previamente estipulado, este não é a pior consequência que poderia acontecer à ela. A perda de credibilidade da construtora é pior do que a compensação financeira que ela paga ao cliente.

Um cliente insatisfeito com uma construtora começa a reclamar dela e, apesar de apenas um único cliente insatisfeito não parecer fazer diferença, quando vários reclamam da mesma construtora ela começa a perder credibilidade. Uma construtora que perde credibilidade começa a perder futuros clientes, perder futuros contratos, e, em um mercado tão competitivo quanto o atual, isso pode levar até mesmo ao fechamento das portas.

Nem sempre o atraso é o principal culpado

Imprevistos acontecem e estão sujeitos a ocorrerem desde a menor as construtoras até a maior entre elas. A diferença é como as construtoras tratam o atraso juntamente ao cliente.

A maioria das reclamações de clientes não se dão ao fato do atraso em si, todos sabem que é algo que possa vir a acontecer, mas sim do descaso da construtora para com o cliente. Uma construtora que simplesmente informa o atraso ao cliente acaba por gerando insatisfação, enquanto uma construtora que explica ao cliente detalhadamente o porque do atraso, apesar do inconveniente, não gera grande insatisfação por parte do cliente.

Uma boa maneira de mitigar o impacto causado por atrasos ao cliente é a construtora se propor a realizar uma compensação ao cliente. Tal compensação pode vir em formato de um determinado serviço realizado gratuitamente ao cliente, como por exemplo a instalação de pisos ou outros serviços similares. Muitas vezes este pequeno gasto a mais pela empresa é muito melhor do que correr o risco do cliente recorrer a justiça e acabar manchando o nome da construtora.

 

Categories: Gestão de projetos
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